quinta-feira, novembro 23, 2006

Expectativas:

Muitas vezes nos decepcionamos com as atitudes das pessoas. As nossas expectativas não são correspondidas e com isso vem a frustração. Isso é muito comum acontecer.
Mas como, na maioria das vezes, somos egoístas e só pensamos em nós mesmos, não percebemos o quanto é difícil pensar nas frustrações que nós causamos nas pessoas, nas expectativas que nós não correspondemos e quais as consequências disso.
Muitas pessoas me surpreendem e eu acredito que também surpreendo as pessoas. Já me frustraram muito e, com certeza, frustrei também. Não é fácil perceber o que as pessoas realmente esperam da gente, afinal, elas também não sabem o que a gente espera delas. Eu procuro sempre fazer o melhor, mas nem sempre é possível. E eu não falo só fazer o melhor ajudando alguém quando for preciso, é muito mais do que isso. Podemos surpreender com um simples gesto de carinho, um mimo, um presente, um simples "Te Adoro", coisas assim.
Mas existem aquelas pessoas que a gente não surpreende mais e nem é surpreendido, pois o laço de amizade é tão forte que acaba sendo natural tais atos. Não é preciso muito, sabemos que vai ser sempre assim, não é necessário demonstrar afeto o tempo todo, apesar de ser importante. A pessoa vai estar sempre ali e pronto, acaba sendo normal do dia a dia.
Essa semana toda eu parei para pensar nesse assunto, e pensei justamente nesse lado contrário, das decepções que eu provoco nas pessoas, nas expectativas que elas depositam em mim e eu não correspondo. Apesar de sempre achar que não se pode cobrar nada de ninguém, afinal a gente faz pelo próximo por vontade própria, mas isso é muito comum acontecer, sempre esperamos o retorno. E com certeza esperam pelo nosso retorno também. E eu acho que decepcionei alguém MUITO importante para mim, dessas pessoas que eu falei que não surpreendemos mais, pois os laços de amizade já estão fortalecidos, e eu estou me sentindo culpada.
Não fiz nada proposital, na verdade, nem me passou pela cabeça, mas senti que a pessoa ficou bastante chateada. E ela me disse mesmo, que não estava bem.
O que posso fazer agora? Pedir desculpas?
Talvez seja a única coisa mesmo a ser feita, eu quero muito me desculpar e dizer que AMO muito você. E você sabe disso!!!! TE AMO, INCONDICIONALMENTE.
É sempre bom analisar o outro lado da história, faça isso você também!












8 comentários:

jujudeblu disse...

[mistério...]

Pois bem, dona Fefa...

Como primeira comentadora deste post, tenho que dizer: a pior coisa que existe é quando a gente se dá conta de que fez algo muito ruim e que magoou uma pessoa que a gente ama MUITO. E depois pedir perdão sem nem saber se será perdoada...

Enfim, achei que seus argumentos são bastante consideráveis! Porém... como não sei do que se trata, não vou opinar!
hehehehehe

:***

Anônimo disse...

É Fê... Como você mesma disse, a gente faz as coisas por vontade própria, como todas as pessoas. Não devemos esperar nada, para não nos frustarmos. O que vier, sempre é lucro!

Anônimo disse...

Eu sei que já te frustrei pacas com com as cortadas que quase sempre acabo te dando Fefa! O pior que é sempre contigo e sempre sem querer!
Desculpa Fefa!

Acho que não têm como não se ter espectaticas quantos aos outros...
Pelomenos pra mim isso é impossivel!

Anônimo disse...

Eu sei que já te frustrei pacas com com as cortadas que quase sempre acabo te dando Fefa! O pior que é sempre contigo e sempre sem querer!
Desculpa Fefa!

Acho que não têm como não se ter espectaticas quantos aos outros...
Pelomenos pra mim isso é impossivel!

Anônimo disse...

Olha, eu aprendi com um grande amigo meu a NÃO ter expectativas sobre nenhuma pessoa. Pois é, eu também achava impossível, mas vi que não, na verdade é bem fácil, basta vc se decepcionar o suficiente até desistir, hehehe!

Falando sério, parece triste porque se aprende na porrada, mas na verdade não é nem um pouco triste, minhas relações com as pessoas de maneira geral melhoraram e muito depois que eu aprendi a não ter expectativa nenhuma.

Hoje em dia, por exemplo, eu só me permito ter expectativas com meu pai e minha namorada. Poderia ter ficado triste de vc não ter ido no meu show, por exemplo, mas não fiquei! Se vc quiser me dizer porquê não foi, tudo bem, se não quiser, tudo bem também. Captou o funcionamento? É ótimo! ^_^

Enfim, eu recomendo isso pra todo mundo.

Beijo, Fê!

Anônimo disse...

Ah, Fefa, que triste! Pior que a gente se sente mal mesmo qdo isso acontece... conversa com a pessoa que quase sempre dá certo!

Anônimo disse...

Bom, eu nem precisava comentar, né?
Você sabe muito bem minha opinião a respeito disso tudo.

Cada caso é um caso.

Mas eu já tive a experiência de levar tudo pro lado mais negativo e sem expectativas nenhuma, e posso garantir que pode ser muito mais triste do que sofrer uma decepção.

decepções sempre são ruins. Mas sempre vão acontecer, e como já ouvi várias vezes: "Você se acostuma".

Beijos! ^-^

Fefa Liguori disse...

Ju: Mistériooo! O bom disso tudo é que eu não tenho vergonha nenhuma, muito menos orgulho, de pedir perdão, mesmo sem ter certeza se eu realmente errei.

Di, Bodas e Trotta: As frustrações sempre acontecem, por mais nobre que a gente seja, acaba esperando o retorno. O grande lance é TENTAR não esperar nada de ninguém. Mas o principal nesse post, não são as minhas expectativas em relação as pessoas, isso eu já estou diminuindo e muito. O grande problema é a expectativa que EU não correspondi, isso que me matou.

Má: Bem ou mal eu já conversei com a pessoa, e está tudo resolvido sim.

Dê: Sim, sei perfeitamente a sua visão sobre o assunto e até concordo com vc. Mas vc me conhece, me cobro sempre. E não vou me acostumar nunca a decepcionar, com isso não se acostuma. É mto triste.